No último sábado, dia 10 de fevereiro, eu tive a oportunidade de ver o filme Black Panther no Avant Premier oferecido pela 6a edição do Black Sugar Days aqui em Paris. O evento que tinha 2500 pessoas e na sua maioria negros aconteceu no maior cinema de Paris – Le Grand Rex. O lugar por si só é impressionante! E se somarmos os shows, karaoke, feira com produtos e comédia Standup… nem se fala!

Sem spoiler nesse primeira parte, eu vou falar da importância desse filme e alguns pontos chaves pra quem quer ficar por dentro do que está rolando! Vamos lá!

O filme  “Black Panther” –  A Pantera Negra é composto de super-heróis negros , protagonizado por um ator negro – Chadwick Boseman, e também dirigido por um afro-americano Ryan Cloogler, bateu o recorde de pré-venda nos Estados-Unidos, e chegará ao Brasil no dia 15 de fevereiro, amanhã!!! Vocês não podem perder!!!

Ele se passa no país imaginário de Wakanda dentro do continente Africano. Um país rico, onde o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna para assumir o reinado e se tornar o Pantera Negra, uma vez que seu pai morreu durante um atentado articulado pelo barão Zemo em Viena no filme Capitão América: Guerra Civil. Lembra?

Como rei, T’Challa tem o dever de garantir a paz dos povos de diferentes etnias que lá habitam, governar e proteger o vibranium – um metal místico. A abundância desse metal místico em Wakanda tem grande efeito na prosperidade do país e na cultura, bem como nos seus avanços tecnológicos que se fossem verdade representariam 100 anos a mais que os demais países do mundo.

O local conseguiu sobreviver graças a uma ciência que permite que ele se torne invisível aos olhos humanos e somente quem sabe de sua história e detém a tecnologia necessária, pode encontrá-lo. Fisicamente é um país capaz de misturar suas construções feitas de vibranium (metal ultra-resistente), arte e muitas áreas verdes. Realmente de deixar qualquer um de queixo caído. Mais do que um país imaginário representado pela África Diáspora, Wakanda representa então uma dimensão alternativa de um país africano sem o colonialismo europeu e suas consequências. Seus habitantes, negros, entendem bem o orgulho como parte da auto-estima do ser humano e equilibram harmoniosamente as tradições e as tecnologias de ponta, sem deixar de cuidar um dos outros. Infelizmente, um país que não é real.

O vibranium pelo fato de emanar tanto poder, é um metal desejado por outras pessoas. A guerra começa justamente no momento que parte desse metal é extraviada para o restante do planeta. E isso que a dinastia de Wakanda pretende controlar, pelo menos no início… Eles tem a habilidade de saber como e quanto do metal foi extraviado através de espiões infiltrados e assim procurar o ladrão, ou os negociadores para então impedir a venda e recuperar o metal. Assim se dá o início das lutas do filme e a briga por vibranium é o cerne da questão.

Personagens

T’Challa (Chadwick Boseman)

É o pantera negra, protagonista do filme. O Pantera Negra original foi criado em 1966 nas páginas dos gibis do Quarteto Fantástico nº 52, o primeiro super-herói negro dos quadrinhos.

Naquela época, nos Estados-Unidos, surgia o partido Os Panteras Negras (Blacks Panthers Party) que visava combater coletivamente a opressão dos brancos através do confronto de sistemas corruptos de poder,  promovendo programas de conscientização e liberdade para a comunidade negra e assim como moradias e bem-estar da mesma. Os panteras negras utilizavam sim a força quando necessário. E a auto-afirmação era evidenciada também através de suas características físicas como negros, a utilização dos cabelos afros etc.


Enfim… da inspiração para o filme, O Pantera Negra então ganha o protagonismo de uma trama que se traça entre Wakanda e o restante do mundo.

<Um pouco de spoiler>
No início da história, como foi  explicado acima, o T’Challa se torna o novo rei, assumindo o poder da Pantera Negra. Como rei, ele se mantém fiel as tradições e orgulhoso das heranças de seus ancestrais, protegendo Wakanda, deixando-o escondido do resto do mundo e mantendo uma posição neutra nos conflitos internacionais.

Mas sabemos que “Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor” (Desmond Tutu). Assim ao longo da trama, as convicções do personagem T’Challa evoluem através do reconhecimento de algumas verdades e ele decide assumir uma postura mais responsável pelas injustiças que ocorrem fora de Wakanda. Essa evolução é consequência do encontro com o Killmonger (Michael B Jordan) e o retorno de sua ex-namorada Nakia (Lupita Nyong’o).

N’Jadaka ou Erik Killmonger (Michael Bakari Jordan)

Antagonista do filme, Killmonger é um vilão de roubar a cena. Ele é apresentado como aliado do traficante de armas Ulysses Klaue, o Garra Sônica (Andy Serkis), mas logo as situações mudam de contexto e sabemos sua real intenção. O filme é realmente bom, mas quando ele entra na tela, o filme se torna espetacular. Para construir seu personagem, Michael se inspirou na série brasileira “Cidade de Deus”. O vilão no filme é nascido e criado no gueto de Oakland nos Estados Unidos. Seu ódio é alimentado pelas injustiças e opressões contra o povo negro durante a história. Com uma postura mais radical, ele culpa o reino de Wakanda pois segundo ele as tecnologias, principalmente bélicas, poderiam acabar de vez com esse sofrimento. Desse conflito de ideologias que nasce a sua rivalidade com T’Challa.

Para resolver tudo isso, T’challa precisará de apoio. Esse apoio virá de sua família, mãe e irmã e amigos entre eles a ex-namorada e a chefe da guarda de Wakanda. Enfim, só as Mulheres Negras são capazes de resolver!!! Pow Pow Pow

Nakia (Lupita Nyong’o)

A Nakia é, mulher negra e independente, agente secreta de Wakanda. Interpretada pela atriz Lupita Nyong’o. A espiã e princesa abdica do poder de assumir o trono em seu povoado para investigar as injustiças do mundo e ajudar as vítimas.  Ela é também ex namorada do rei T’Challa, que ainda fica desnorteado com sua presença. Assim como o Killmonger, ela é também responsável pela mudança de postura do rei de Wakanda, porém de uma forma humanista. Mais do que agente, Nakia representa a devoção de uma pessoa ao que ela realmente acredita.

Okoye (Danai Gurira)

Okoye  é a general que comanda a guarda real – Dora Milaje. Ela é uma mulher negra que somente pela sua imagem já denota uma imposição de poder e lidera uma equipe feita exclusivamente de mulheres (pois no início da história da guarda nos gibis, elas também poderiam se casar com o rei caso ele estivesse solteiro – isso já era, passado!). Como guerreira leal ao rei, a chefe foi uma das duas primeiras mulheres a formar a guarda e é a melhor lutadora de todas guardiãs da guarda pessoal real. Toda vez que o Pantera Negra falha, é com ela que ele pode contar!!!

Ela assim como as demais Dora Milajes possuem a disposição todas as armas avançadas feitas de vibranium para cumprir a missão de defender o rei. Essa trupe nos faz lembrar as Minos (Ahosis ou Minos), amazonas do Rei Benhanzin do Dahomey no século 19, né?

Ramonda (Angela Bassett)

A Ramonda, rainha de Wakanda, é a madrasta do T’Challa (pois sua mãe biológica morreu no parto ao dar luz a ele) e ela que carrega consigo toda a tradição de Wakanda. Sempre apoiando seus filhos T’Challa e Shuri em seus caminhos, seu personagem é de fácil identificação pois a excelente interpretação de Angela Basset traz consigo a serenidade, compaixão e a imponência real de quem simplesmente é. Até porque uma rainha é uma Rainha, né amores?!!! #semmais

Shuri (Letitia wright)  

A Shuri, é a irmã caçula do rei T’Challa, mulher negra, princesa, super inteligente e ambiciosa. Engenheira e designer, criativa e super mente aberta faz todos os dispositivos tecnológicos que seu irmão e a guarda de Wakanda utilizam em suas lutas em busca do progresso e proteção do seu território. Ela que projeta tudo, desde das roupas até as naves e armas necessárias para o combate do uso do vibranium fora de Wakanda. Sua relação com o irmão é de pura parceria e muitas provocações, até porque são irmãos né? Qual seria a graça? Interpretada pela atriz Letitia Wright, é uma personagem jovem, cheia de energia e como a própria personagem vive dizendo: “Não é porque as coisas funcionam bem que elas não podem ser melhores, né?” E assim, sua mente está sempre voltada para soluções!!!

É o personagem que eu mais me identifico pois também sou engenheira, e assim tenho muita afinidade com tecnologia, e também sou apaixonada por desenvolver novos projetos adicionando a beleza a cada produto que faço.

Então venhamos e convenhamos, Black Panther não é um filme de super-heróis e sim de super-heroína.

Obs:
Se você deseja entender um pouco mais como se desenvolveu o personagem do Pantera Negra, dá uma olhadinha:

  • Os quadrinhos:  Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel – Clássicos #5; A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel – Clássicos #28; Black Panther Vol 3 #1-62; A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel #38; Marvel Action #8-14; Black Panther Vol 5 #1-12; Os Vingadores #1-35; Pantera Negra: Uma Nação Sob Nossos Pés – Livro 1-3; Black Panther: World of Wakanda #1-6; Black Panther & The Crew #1-6;
  • O filme: “Capitão América: Guerra Civil”

Por trás das câmeras

O interessante foi que para viabilizar esse projeto, um filme da Marvel com tantas influências do continente africano, as pessoas que trabalharam por trás disso também são negras como vocês podem ver a seguir:

Ryan Cooglar, 31anos, diretor de cinema e roteirista afro-americano utilizou os jogos de câmera para dar agilidade a Pantera Negra. Uma marca registrada desse diretor é trabalhar com o ator Michael Bakari Jordan que como antagonista, teve um papel fundamental em mostrar ao protagonista algumas verdades escondidas fora de Wakanda. Nesse filme recheado de lutas, o bacana foi a desconstrução de jargões racistas utilizados contra a comunidade negra para tentar nos diminuir.

O enredo do filme começa situando o telespectador tanto quanto a sua criação quanto aos acontecimentos recentes para que mesmo aqueles que não acompanham muito os quadrinhos, séries e filmes da Marvel, também possam ficar antenados. E mais do que isso, o filme é engajado com as questões atuais dos preconceitos existentes no mundo, em especial o racismo, e mostra um a possibilidade de um país totalmente descolonizado, com a maioria de seus personagens negros.

Como o próprio diretor nos faz refletir… a inspiração vem do fato de que Wakanda é especial porque tem vibranium, mas também é o fato de eles saberem como desenvolvê-lo.

E se formos mais além, o que seria o vibranium, seria ele a nossa energia, a nossa vibração? O que podemos fazer com ela em todos os meios. Acreditamos às vezes que estamos fadados a ter um vida miserável, não em termos de probreza de material, mas de pobreza de espírito, e é ai que está o fio da meada. Para que nós doamos nossas vibrações?, em que nós acreditamos?,  e o que podemos fazer pra atingir isso? Podemos ser incrivelmente especiais!!!!

Apesar de ser um filme de entretenimento, “Black Panther” pode ser um filme chave na história do cinema. Lembrando que nos anos 60, o seriado Star Trek inspirou uma menina de 9 anos que se tornou uma das maiores atrizes negras da atualidade: Whoopi Goldberg.

Eu espero que esse filme seja somente um começo da nossa participação, participação negra, nas mídias de grande massa, demonstrando o nosso valor, com a nossa opinião suportando o produto e nossa cara estampada.  Que esse filme possa realmente inspirar o máximo de crianças e de jovens possíveis no mundo e em especial no Brasil. E que eles, a nossa juventude, possam transformar para melhor o que somos hoje e renovar nossa esperança num mundo com igualdade racial.

Um bom filme!!!!


Fiquem ligados nos eventos que promovem as sessões nos cinemas do Brasil. Dê uma olhada abaixo e escolha o seu:

Obs.: Se não tiver nenhum, que tal organizar um para ir com seus amigos da escola ou do trabalho fazer aquele rolezinho? Coloque nos comentários e vamos reunir o máximo de pessoas pra ver o filme!!!

Bahia
  1. https://www.facebook.com/events/1961957667401991/
  2. https://www.facebook.com/events/180463862708561/
  3. https://www.facebook.com/events/1961957667401991/
Brasília
  1. https://www.facebook.com/events/1999493126930510/
Espírito Santo
  1. https://www.facebook.com/events/1020264468116005/
  2. https://www.facebook.com/events/1020264468116005/
Maceió
  1. https://www.facebook.com/events/1837732699633474/
  2. https://www.facebook.com/events/166709624106614/
Mato Grosso
  1. https://www.facebook.com/events/1981586198749358/
  2. https://www.facebook.com/events/147763922693136/
Piauí
Porto Alegre
  1. https://www.facebook.com/events/146618722719815/
Rio de Janeiro
  1. https://www.facebook.com/events/1613429788716487/
  2. https://www.facebook.com/events/182875992317526/
  3. https://www.facebook.com/events/168940767053900/
  4. https://www.facebook.com/events/1996591750605574/
  5. https://www.facebook.com/events/2298159776876778/
  6. https://www.facebook.com/events/141705596510628/
  7. https://www.facebook.com/events/442743279476001/
São Paulo
  1. https://www.facebook.com/events/674311809625750/
  2. https://www.facebook.com/events/1769006586728286/
  3. https://www.facebook.com/events/189702491783248/
  4. https://www.facebook.com/events/2072500412984730/
  5. https://www.facebook.com/events/545325249167561/
  6. https://www.facebook.com/events/1551562051588389/
  7. https://www.facebook.com/events/187718111822313/
  8. https://www.facebook.com/events/1586408144759601/
  9. https://www.facebook.com/events/170300700169264/
  10. https://www.facebook.com/events/357604284708594/
  11. https://www.facebook.com/events/287020715159598/
 

 


Referências:
  1. https://legadodamarvel.com.br/pantera-negra-as-mulheres-de-wakanda/
  2. http://www.indiewire.com/2018/02/black-panther-review-ryan-coogler-1201925524/2/
  3. https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-os-efeitos-sociais-aqui-falam-mais-alto-diz-letitia-wright/
  4. https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-shuri-a-irma-do-pantera-negra.html/7
  5. https://www.inverse.com/article/40961-black-panther-wakanda-real-life-inspirations-africa
  6. https://www.aficionados.com.br/dora-milaje-pantera-negra/
  7. http://marvel.wikia.com/wiki/Ramonda_(Earth-616)
  8. https://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_B._Jordan
  9. https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-fatos-e-curiosidades-sobre-michael-b-jordan-o-tocha-humana.html/4
  10. https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-hqs-que-voce-precisa-ler-antes-do-filme-do-pantera-negra.html/10
  11. https://omelete.com.br/filmes/noticia/pantera-negra-escola-anuncia-que-levara-todos-os-alunos-para-ver-o-filme-e-estudantes-comemoram/
  12. https://broadly.vice.com/en_us/article/a3naxk/ruth-e-carter-designer-stunning-black-panther-costumes
  13. https://omelete.com.br/filmes/entrevista/pantera-negra-ryan-coogler-me-ensinou-que-filmes-de-super-heroi-tambem-podem-buscar-realismo-diz-figurinista/
  14. https://www.hollywoodreporter.com/news/black-panther-costume-designer-talks-tribal-tech-inspirations-1074564
  15. https://ruthecarter.com
  16. https://broadly.vice.com/en_us/article/a3naxk/ruth-e-carter-designer-stunning-black-panther-costumes
  17. https://video-images.vice.com/articles/5a5e46e072233f0d70aaab53/lede/1516128553037-pjimage-46.jpeg?crop=1xw%3A1xh%3Bcenter%2Ccenter&resize=650%3A*
  18. https://broadly.vice.com/en_us/article/a3naxk/ruth-e-carter-designer-stunning-black-panther-costumes
  19. https://www.bleedingcool.com/2018/01/29/black-panther-costume-designer/
  20. http://www.thegeektwins.com/2018/02/top-10-african-tribes-featured-in-black.html
  21. http://projetoafrobetizacao.blogspot.fr/2015/07/curiosidades-as-mulheres-girafa-de.html
  22. https://pt.wikipedia.org/wiki/Padaung
  23. https://emalgumlugardomundo.com.br/tribo-himba-curiosidades-da-namibia/
  24. http://marvel.wikia.com/wiki/Nakia_(Earth-616)
  25. https://www.geledes.org.br/kente-os-tecidos-dos-reis-africanos/
  26. https://i0.wp.com/ovicio.com.br/wp-content/uploads/panternegra-nakia2.jpg?resize=820%2C386
  27. https://www.kenyanvibe.com/wp-content/uploads/2017/06/Black-Panther-trailer.jpg
  28. https://www.geledes.org.br/pantera-negra-e-o-racismo-no-universo-nerd/
  29. https://www.hollywoodreporter.com/news/black-panther-costume-designer-talks-tribal-tech-inspirations-1074564
  30. http://www.huffpostbrasil.com/2016/03/05/27-fatos-importantes-que-voce-deveria-saber-sobre-os-panteras-ne_a_21686015/
  31. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ryan_Coogler